43 3055-4455
Rua Marabú, 731 — Centro Arapongas/PR — CEP: 86700-160
Soluções com eficiência para sua empresa

4 passos para vender online: como começar com rapidez e assertividade

Primeiro passo: identifique o público de sua marca

Muito se fala sobre vendas online, principalmente nesse momento pós-pandemia, em que o varejo digital foi fortemente acelerado.

Vender pela internet é a opção para quem busca mais autonomia, horários flexíveis, praticidade e a possibilidade de comercializar seus produtos para todo o Brasil.

Diante disso, listamos 4 dicas fundamentais para você começar a vender online hoje. Vamos conferi-las!

1. Identifique o público de sua marca

Apesar de não ser um passo exclusivo do e-commerce, identificar seu público é fundamental para vender pela internet. Fazendo isso, você saberá onde divulgar seus produtos, quão digital já é o grupo que você procura atingir e como ele gosta de se relacionar com as marcas que consome.

O primeiro passo para identificá-lo é descobrir a qual categoria do mercado seu produto pertence. Faça uma busca na internet sobre esse segmento e pesquise nas redes sociais outras marcas que já atuam nesse campo. Com qual perfil de clientes essas marcas estão se comunicando? É o mesmo público que seu produto atende?

Em sua busca, não se esqueça de pesquisar também sobre as tendências do mercado de seu segmento. Quais são as principais novidade e notícias relacionadas a esse tema e aos seus produtos?

Hoje, já existem algumas ferramentas que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, como o Google Trends ou o Ubersuggest. Pesquise bastante!

Para mais dicas sobre público-alvo, confira um artigo exclusivo sobre o tema.

2. Escolha a melhor opção de plataforma de vendas para o seu negócio

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a qual canal de vendas utilizar em seu negócio online. Por isso, é importante, antes de mais nada, saber quais são as opções: loja virtual, marketplaces e redes sociais são as mais comuns.

Se o seu intuito é construir uma marca forte, ou se você já possui uma marca conhecida no mundo offline, a loja virtual e as redes sociais são as opções que mais dão visibilidade a ela.

Já, se o seu intuito é vender em volume alto e para diversas localidades, a loja virtual e o marketplace são mais adequados a essas demandas, por automatizar o processo de compra e de pagamento. Sendo assim, vamos dar mais foco à loja virtual nesse artigo, já que essa opção costuma atender aos mais diversos cenários de negócios.

Para criar a sua loja, existem duas alternativas: investir no desenvolvimento de um site ou utilizar uma plataforma de e-commerce. A primeira opção é flexível em relação a customização, porém são projetos mais caros e com prazo de execução mais longos, pois normalmente exigem a contratação de agências especializadas o que gera uma dependência do desenvolvedor caso você queira fazer alterações ao longo do caminho.

A segunda opção são as plataformas de e-commerce. Elas oferecem mensalidades acessíveis, já entregam prontas as configurações operacionais e técnicas e possibilitam fazer integrações com outros aplicativos, ferramentas, marketplaces e redes sociais.

Uma plataforma consolidada do mercado que pode te ajudar nesse processo é a Nuvemshop. Essa é uma opção para criação de loja virtual que atende a todos os tamanhos de negócios com opções fáceis, rápidas e personalizáveis. Quer saber como criar sua loja? Assista ao vídeo e descubra mais!

Definida a plataforma para criar sua loja, é hora de pensar em como atrair clientes.

3. Crie estratégias para atrair pessoas para seu site

Considerando que você seguiu a nossa primeira dica e identificou o público da sua marca, agora é hora de fazê-lo visitar sua loja virtual.

Existem algumas ferramentas e estratégias que podem te ajudar a atrair essas pessoas! São elas: as redes sociais, a publicidade online, a ações com influenciadores e a otimização para mecanismos de buscas, o famoso SEO. Vamos conhecer cada uma delas a seguir:

Redes sociais

As redes sociais são excelentes meios de divulgação, principalmente o Facebook e o Instagram. Porém fique atento: os métodos de cada um devem ser únicos e variados de acordo com o canal. Crie sua estratégia de comunicação nessas redes e gere interação, diálogo e troca com seu público.

Publicidade online

Outra ponto importante para atrair pessoas é usar a publicidade online. Isso pode ser feita de diversas formas e por diversos canais: Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads são os mais populares. Para saber mais, confira um artigo exclusivo sobre o tema no blog da Nuvemshop e aprenda sobre cada um.

Influenciadores digitais

Uma tendência que tem crescido muito no âmbito de atrair clientes é o uso de influenciadores digitais. Por meio da sua credibilidade, essas pessoas podem indicar sua marca para pessoas que tenham a ver com seu público.

Não se preocupe, pois existem influenciadores para todos os tipos de produtos e tamanhos de negócios, não só os mais famosos que requerem altos investimentos. Por exemplo, existem os nanoinfluenciadores - com até 10 mil seguidores - e os microinfluenciadores - de 10 mil a 100 mil seguidores -, bastante focados em certos segmentos do mercado. Dê uma pesquisada nas opções!

SEO

Por fim, uma técnica fundamental para que seu site esteja sempre bem posicionado no Google e que seja fácil de encontrar quando seus potenciais clientes forem procurar por um produto é o SEO — otimização para mecanismo de buscas . Essa estratégia é essencial para ficar bem ranqueado nos buscadores, o que aumenta suas chances de receber mais visitas e, consequentemente, converter mais novos clientes. Se quiser saber mais sobre SEO, confira o artigo com dicas sobre essa estratégia.

4. Fidelize seus clientes

Finalmente, quando você começar a vender para esses clientes que chegaram até seu site, é hora de dar um passo fundamental pensando no médio e longo prazo: a manutenção da sua base de clientes.

Garanta que cada venda realizada crie um consumidor fiel, que pode voltar a comprar com você. Para isso, fique atento aos detalhes que geram a satisfação da compra, como o cumprimento dos prazos, a qualidade da embalagem dos produtos enviados, etc. Tenha um processo definido de atendimento e sempre ofereça canais de contato de fácil acesso para transmitir segurança aos seus clientes.

Além de pensar na jornada do consumidor e nos detalhes para garantir uma boa experiência, pense em como você pode oferecer um bom pós-venda e como pode continuar se comunicando com esse comprador. Crie uma newsletter e inclua os consumidores nos seus envios, informando sobre as novidades e as promoções. Assim, você não só garante a recompra, como pode criar um vínculo com o cliente que fará a divulgação de sua loja para seu círculo de amigos e familiares. Publicidade gratuita!

Com esses passos, você já pode começar o seu negócio ainda hoje. A Nuvemshop é a plataforma de comércio digital que pode te ajudar a potencializar a sua história de sucesso. Aproveite os 30 dias grátis para testar a plataforma e começar a vender ainda hoje!

Todos os direitos reservados | © 2024 | ALVANI ASSESSORIA CONTáBIL E EMPRESARIAL | Política de Privacidade
desenvolvido por