43 3055-4455
Rua Marabú, 731 — Centro Arapongas/PR — CEP: 86700-160
Soluções com eficiência para sua empresa

Como fazer parcerias de sucesso

Uma estratégia de como fazer parcerias com empresas faz com que o seu negócio fique mais forte para enfrentar a concorrência e obter melhores resultados.

Escolher bem os parceiros, fornecedores e clientes, além de mapear a concorrência, deve fazer parte de qualquer plano de negócio. Via de regra, vai fazer toda a diferença nos resultados. Na hora de planejar como fazer parcerias com empresas, é preciso ir além do voluntarismo. É preciso estruturar tudo de forma segura e a partir daí montar uma estratégia de marketing consistente. Isso passa pela comunicação de seu site e da sua loja online.

Normalmente, quem está à frente de um pequeno negócio acaba, ainda que inconscientemente, olhando mais para dentro do que para fora da sua empresa. E é justamente olhando para fora que muitas oportunidades podem surgir. Como fazer parcerias de sucesso? Pode ser mais fácil do que parece, mas exige cuidados que se não forem tomados logo na largada podem trazer dores de cabeça indesejadas.

Qualquer parceria, seja com uma agência de marketing ou mesmo com um fornecedor, precisa ser colocada no papel, por meio de um acordo. Todas as cláusulas precisam ser analisadas para que o contrato fique equilibrado e as duas partes possam usufruir da parceria com vantagens.

É preciso discutir bem as expectativas para que a ansiedade de qualquer um dos lados não coloque o negócio em risco. Para uma parceria de sucesso, os empresários devem manter relações duradouras e monitorar o desempenho da união continuamente.

Como fazer parcerias

A definição de parceria se dá por meio de um processo em que duas ou mais pessoas ou empresas se relacionam entre si. Para que uma parceria exista, é preciso que haja um objetivo em comum. Mas como fazer parcerias entre empresas na prática?

Existe um termo em inglês, o business-to-business, ou B2B que significa algo como “de empresa para empresa”. Ou seja, são duas empresas que fazem negócios como empresa e fornecedor, tanto para produtos, como para serviços.

Alguns exemplos? Uma fábrica de pneus que vende para uma montadora de veículos, ou um atacadista que vende para lojas de varejo. Ou seja, partindo desse princípio, você vai perceber como fazer parcerias com empresas é muito mais comum do que parece. Se a sua empresa pensa em vender apenas no varejo, saiba que o comércio entre empresas pode alavancar, e muito, o seu negócio.

Na hora de montar a estratégia de como fazer parcerias, pense sempre em uma boa comunicação. Ela deve ser feita em cima de um tripé em que ela seja aberta, com os dois lados sempre pensando no objetivo comum de atender bem a outra ponta, com soluções que façam a diferença, deve ser equilibrada, e mais do que tudo, frequente. Um bom diálogo e o entendimento das necessidades mútuas vão fazer com que a parceria traga bons resultados.

Apesar de todas as formalidades necessárias na hora de colocar em prática como fazer parcerias com empresas, o acordo deve ser objetivo. Os dois lados devem ser claros em suas necessidades. A partir daí, é mais fácil pensar em como fazer parcerias que sejam simples e duradouras.

Benefícios

Como fazer parcerias que tragam resultados consistentes para o seu negócio? A medição dos resultados é essencial para que você perceba os ganhos que uma parceria forte pode trazer para a sua empresa.

Entre as mais relevantes estão o maior alcance de público e mercado dentro do seu setor, além de outro benefício que é relevante para qualquer empresa: a redução de custos. Ela permite que seja viável um aumento das vendas, com o reconhecimento da marca de dentro do público-alvo do seu negócio. Com uma boa parceria é possível otimizar as tarefas e processos operacionais e a partir daí ter um preço bastante competitivo para o consumidor final.

Desempenho

Como já dissemos, as avaliações de desempenho precisam ser feitas de forma contínua e detalhada. Mas como fazer isso na prática? As dicas começam pela estratégia em comum da parceria, passa pela comunicação e operações. É preciso estudar o mercado e identificar novas oportunidades de negócio, com as mais diversas empresas que possam agregar valor ao seu negócio.

Analisar a concorrência é outro fator que deve ser levado em conta. Saber o que seus concorrentes estão fazendo e de que forma eles impactam o seu público vão fazer com que você consiga direcionar melhor as suas ações.

Para encontrar bons parceiros é sempre importante que você não fique fechado no escritório. Um bom networking é importante para que sua empresa tenha visibilidade e possa aumentar a sua área de atuação. A partir do momento em que seu negócio é conhecido entre outros empresários, maiores são as chances de montar uma estratégia de para fazer parcerias de sucesso.

Agora que você já sabe conhece melhor os tipos de empreendedorismo, é hora de colocar a mão na massa. Continue acompanhando nosso blog e aprenda mais sobre mercado de trabalho e gestão de empresas.

Todos os direitos reservados | © 2021 | ALVANI ASSESSORIA CONTáBIL E EMPRESARIAL | Política de Privacidade
desenvolvido por