43 3055-4455
Rua Marabú, 731 — Centro Arapongas/PR — CEP: 86700-160
Soluções com eficiência para sua empresa

Pix já está integrado a lojas virtuais e apps de delivery

Mudança, que deixa os pagamentos mais rápidos e seguros, começou a valer desde a semana passada.

A terceira fase do Open Banking, iniciada no último dia 29, mudará a forma como as pessoas fazem pagamentos com o Pix. Agora a ferramenta será integrada a aplicativos e site de lojas virtuais e de redes sociais.

“Com isso, o usuário não vai mais precisar fotografar o QR Code ou entrar no app do banco para finalizar um pagamento, deixando o Pix mais seguro e ainda mais rápido”, explica o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias

Ativar notificações

Na prática, será possível pagar pedidos de aplicativos de delivery, por exemplo, autorizando o app a ter acesso aos seus dados e informando sua chave de segurança.

“Para isso, os usuários têm que autorizar que suas informações sejam compartilhadas e fiquem salvas no site da empresa de forma segura, agilizando ainda mais o processo”, acrescenta o diretor.

A própria plataforma de comércio eletrônico vai acionar o seu banco para efetuar o pagamento e realizar o débito. Assim como ocorre com o pagamento por cartão de crédito, o banco irá notificar o consumidor sobre a cobrança.

O Banco Central acredita que a nova forma de realizar pagamentos vai se tornar uma alternativa ao cartão de crédito, ainda mais após a implantação do Pix parcelado, previsto para entrar em vigor em meados de 2022.

“Essa nova mudança é pequena, mas traz uma modernização no nosso sistema financeiro. As pessoas poderão realizar suas transações por Pix de forma segura, mas com ainda mais rapidez e por um só local”, pontua Pereira.

O Banco Central do Brasil garante que o novo sistema de pagamentos será seguro e afirma que as instituições participantes devem obedecer a uma série de regras estabelecidas por ele e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

As diretrizes envolvem responsabilidades pelo compartilhamento e características obrigatórias do procedimento, que será totalmente supervisionado.

“Quando uma instituição atende aos requisitos ela recebe um certificado digital. Somente duas empresas com este selo é que poderão compartilhar os dados dos clientes que autorizarem”, explicou o diretor financeiro do Popibank.

O especialista alerta, no entanto, que é preciso estar atento ao pedido de consentimento que será feito antes do compartilhamento de dados.

“Verifique quem irá receber os dados, para qual finalidade e por qual prazo. Essa autorização você terá que fazer diretamente pelo aplicativo oficial da instituição ou do e-commerce. Não será por e-mail, SMS ou telefone”, completa.

Todos os direitos reservados | © 2024 | ALVANI ASSESSORIA CONTáBIL E EMPRESARIAL | Política de Privacidade
desenvolvido por