43 3055-4455
Rua Marabú, 731 — Centro Arapongas/PR — CEP: 86700-160
Soluções com eficiência para sua empresa

Após ata do Copom, analistas já esperam juros básicos em 11% em 2022

Analistas do Boletim Focus agora acreditam de uma alta de somente 1% do PIB de 2022

Em meio a preocupações cada vez maiores com o cenário fiscal e após a ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), analistas já projetam uma taxa básica de juros (Selic) em 11% no final do ano que vem (ante a previsão de 10,25% de uma semana atrás), de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda, dia 8.

A pesquisa mostra ainda que a mediana da estimativa dos consultados acredita que a política monetária mais apertada reduzirá o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do ano que vem para 1%. As projeções para a inflação deste ano e do próximo voltaram a ser elevadas.

Veja a seguir o cenário traçado pelos analistas para os principais indicadores macroeconômicos:

Taxa Selic

O mercado financeiro acredita que os juros básicos encerrarão 2021 em 9,25% ao ano, mesmo patamar de há uma semana. Para o ano que vem, entretanto, a aposta é em uma Selic de 11% (contra 10,25% há uma semana).

Na semana retrasada, o Banco Central elevou os juros em 1,5 ponto percentual, para 7,75%, e indicou nova alta da mesma magnitude na próxima reunião, em dezembro. A ata da reunião foi considerada mais dura do que o comunicado da reunião, já que o colegiado indicou uma política monetária “significativamente mais contracionista” por causa das incertezas fiscais.

PIB

A mediana de especialistas já acredita em uma atividade econômica mais fraca neste ano e no ano que vem como consequência do aumento da taxa básica de juros. As projeções de crescimento do PIB de 2022 caíram de 1,20% para 1%, e em 2022. Para este ano, recuaram de 4,94% para 4,93%.

Câmbio

As expectativas para o valor do real em relação ao dólar foram mantidas em R$ 5,50, tanto para o final deste ano como para 2022.

Inflação

Os analistas ouvidos pelo Focus preveem um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 9,33% no final deste ano (a projeção anterior era de 9,17%. A aposta é no ano que vem que a variação de preços chegará a 4,63% (a expectativa era 4,55% há uma semana).

O que é a pesquisa Focus?

O Boletim Focus é uma publicação, divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central às 8h25, contendo um resumo das expectativas de mercado a respeito dos principais indicadores da economia brasileira, como taxa de juros básica, inflação, câmbio e juros.

O relatório apresenta resultados de uma pesquisa feita diariamente com as previsões de mais de 100 bancos, gestoras de recursos e corretoras, entre outros participantes do mercado, e faz parte do arcabouço da política monetária. O objetivo é monitorar a evolução das expectativas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas, dando assim subsídios ao BC para decidir sobre a taxa básica da economia, a Selic.

Todos os direitos reservados | © 2024 | ALVANI ASSESSORIA CONTáBIL E EMPRESARIAL | Política de Privacidade
desenvolvido por