O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem recebido e-mails e mensagens nas redes sociais com solicitação de serviços, atendimento, cumprimento de exigência, entre outras questões. No entanto, o INSS não atende nem por e-mail, nem por redes sociais.
O maior problema de enviar documentos para o lugar errado é o segurado achar que cumpriu exigência ou deu entrada em requerimento e não ter o benefício concedido.
O INSS quando precisa entrar em contato com os segurados utiliza a plataforma Meu INSS. Nela, existe um espaço para notificações (sininho no alto da tela), onde se encontram as mensagens (ícone de carta). Por exemplo: com a greve de peritos médicos o INSS está mudando o dia de atendimento para o exame. O aviso da nova data está sendo feito pelo Meu INSS e por ligação telefônica.
Além disso, os segurados recebem também notificações em forma de push, que são mensagens que aparecem em forma de pop-up no celular. Importante: para receber notificação em forma de push do Meu INSS é preciso que elas estejam ativadas no celular. E o aparelho não pode estar no modo "pouca energia".
Acessar o aplicativo é bem simples: basta ter uma conta gov.br. Desde 2019 é nessa plataforma que estão os serviços digitais do governo federal. Como, por exemplo, a carteira de trabalho digital, a Receita Federal, e muitos outros serviços. Para se cadastrar é preciso criar login e senha.
Para cumprimento de exigência, requerimento, alteração de endereço ou de cadastro, o caminho é a plataforma Meu INSS, que oferece mais de 100 serviços aos cidadãos e cidadãs.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, além da versão para o computador (site).
Para ativar notificações no celular
Como verificar se recebeu notificação
Esqueci a senha, e agora?